20939062100

848 palavras 4 páginas
Vidrarias

Vidraria de laboratório refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. Em geral é utilizada em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de química e biologia. Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte.

Tipos de Materiais:

Becker ou Béquer
É uma vidraria de uso geral em laboratório. O Becker ou béquer é um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilindro com fundo chato e um bico em sua parte superior. Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

Bastão de Vidro
Disponíveis com medidas variadas, os bastões de vidro são utilizados com grande frequência em laboratórios, já que são essenciais para se agitar substâncias e facilitar a homogeneização. Também auxiliam na transferência de líquido de um recipiente para outro.

Proveta para medir Volume
A proveta é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ml. Não pode ser aquecida.

Erlenmeyer
Tem as mesmas finalidades que o béquer ao fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material. Apesar de amplamente utilizado, o Erlenmeyer possui limitações, já que não podem ser utilizados para determinar medidas precisas, e sim medidas aproximadas. O vidro dele é preparado para suportar altas temperaturas.

Balão Volumétrico
Balão volumétrico é um recipiente utilizado em laboratórios científicos

Relacionados