2063378501/08

820 palavras 4 páginas
FILOSOFIA
EPICURISMO & ESTOICISMO
Levantamento das ideias principais do s textos epicurismo e estoicismo
LUCILENE APARECIDA DE MORAIS
PROF. MARCELO
CURSO: LETRAS 28/05/2014
EPICURISMO
Epicuro, filósofo que viveu antes de nossa era e de quem Lucrécio, em Roma, se tornou o principal discípulo, tinha a filosofia como meio de se alcançar a felicidade, para ele a felicidade esta em nosso alcance, a filosofia seria o remédio que aplicado corretamente nos permitiria uma vida duradoura, de maneira simples e feliz.
Podemos citar alguns pontos importantes:
O centro da doutrina epicurista se apresenta como um remédio contra a alienação, o desespero e a infelicidade que homens projetam para si mesmos, eliminando os males desnecessários, chega-se a felicidade.
Devem-se eliminar dois maiores temores,segundo os epicurista,os Deuses e a Morte, e buscar o prazer, que seria a ausência de dor, e a calma uma vida protegida junto com os amigos.
Para eles os deuses e a morte envenenam a vida dos seres humanos, tinham um conhecimento materialista, acreditavam que tudo foi feito por átomos e não pelos deuses. Lucrécio assim como Epicuro, acreditava que os deuses não se preocupam com os humanos e que esses não deviam nada aos deuses. A morte nada representa, trata-se apenas do desmanche da junção de átomos que somos, esta junção é temporária e terminada desaparecemos por completo.portanto não devemos sofrer ou nos preocupar com algo que nada podemos fazer,não há o que temer:os deuses permanecem entre eles mesmos e os mortos sem possibilidade de sentir nem pensar nada,livres desse medo podemos buscar a alegria.
O bem é o prazer e o mal é a dor, a ideia central é a de o prazer ser a ausência de dor é onde se encontra a felicidade calma ,o simples fato de sentir vivo já basta.
A chave da sabedoria epicurista consiste em compreender que podemos ser felizes se nossos desejos se reduzirem á dimensão restrita das necessidade do corpo. Se não entrarmos no ilimitado do

Relacionados