2062 551216

1325 palavras 6 páginas
Metabolismo celular e Bioenergética

Conceitos básicos:
Os organismos vivos necessitam adquirir susbstâncias orgânicas / inorgânicas e energia do ambiente para desenvolver suas funções biológicas, podendo ser classificados em:
Autotróficos: utilizam a energia luminosa do sol e precursores inorgânicos para a biossíntese de suas principais moléculas – auto-suficientes;
Heterotróficos: obtêm energia e substâncias orgânicas simples para a síntese das biomoléculas a partir de moléculas orgânicas complexas – dependentes dos autotróficos.
Metabolismo:
Conjunto de processos bioquímicos de transformação das substâncias em um organismo - envolve todas as reações químicas dos grupos de biomoléculas.
Consiste de rede altamente integrada de reações químicas organizadas em seqüências de multiplas etapas denominadas rotas (ou vias) metabólicas (Exemplos: glicólise, ciclo do ácido cítrico, fosforilação oxidativa, etc.). Nestas rotas o produto de uma reação serve como susbtrato da reação seguinte.
As rotas podem ser lineares ou não lineares (convergentes, divergentes ou cíclicas). As rotas podem ser sumarizadas em mapas metabólicos que demonstram a forma como diferentes rotas se inter-relacionam e proporcionam uma visão geral de grupos do metabolismo (como o Energético, dos Aminoácidos, dos Ácidos Nucléicos, etc.).
Metabolismo intermediário: série de vias metabólicas centrais são comuns à maioria das células e organismos e servem para a síntese, degradação e transformação de metabólitos importantes, bem como conservação de energia.
Metabolismo celular e Bioenergética

- Objetivos do metabolismo:
Captação de energia armazenada nos alimentos para a realização de trabalhos necessários para a manutenção do organismo (contração muscular, transporte ativo, transmissão de impulsos nervosos, etc.).
Síntese de substâncias que as células e todo o organismo precisam para a sua estrutura (hormônios, proteínas, ácidos nucléicos, etc.).
Classificação das etapas do metabolismo:
CATABOLISMO:

Relacionados