205620640272

2168 palavras 9 páginas
ÓXIDO- REDUÇÃO
O processo metalúrgico de extração de metais consiste em reduzir minérios a metais- substâncias simples. Os metais, após derem separados dos minérios, reagem com o oxigênio, formando óxidos- reações que danificam as estruturas metálicas.
As reações químicas em que o oxigênio é um dos reagentes foram denominadas como reações de oxidação. Já as reações inversas, de perda de oxigênio, foram denominadas reações de redução, pois reduzem a massa da substância inicial. Essas ocorrem quando os óxidos reagem com o gás hidrogênio.
As reações de oxidação e redução são inversas uma da outra. Quando um metal reage com oxigênio, átomos do metal cedem életrons para os átomos de hidrogênio. Já quando um óxido reage com o hidrogênio, átomos do metal recebem elétrons de átomos de hidrogênio.
Esse processo de transferência de életrons ocorre em muitas outras reações químicas. Em todas elas denomina- se oxidação o processo químico no qual átomos doam elétrons, a redução o processo no qual átomos recebem életrons. Sempre que há oxidação há redução, pois se um átomo doa elétrons, outro átomo tem de recebê- los.
Exemplo: a reação de ferro com o oxigênio, representada pela equação.
Fe(s) + ½ O2(g)  FeO(s)
Esse processo resulta em modificações do número de elétrons das espécies envolvidas. Nessa reação, o ferro sofre oxidação ( perda de elétrons ) e o oxigênio redução ( ganho de elétrons ). Essa reação, na qual ocorre transferência de elétrons entre átomos das substâncias envolvidas, é denominada reação de Óxido- redução.
Nesse sentido, o conceito de número de oxidação é bastante útil, pois vai indicar se houve transferência de életrons. Lembrando que em muitas reações essa transferência não implica transferência direta de életrons , mas apenas formação de novas ligações em que o átomo passa a ter uma tendência maior ou menor de atrair elétrons em relação ao seu estado no reagente.
A substância que é reduzida provoca oxidação de outra substância e por isso, é

Relacionados