20545620

619 palavras 3 páginas
Tipologias de Agências de Viagens

As agências de viagens são empresas que se dedicam a realização de acordos para viagens e a venda de serviços separados, ou desenvolvidos em forma de pacotes, em caráter intermediário entre as prestadoras de serviços e o usuário final, para fins comerciais, turístico ou de qualquer outra índole.
O mercado brasileiro adota uma posição de tipologia que determina a diferença básica entre Operadoras Turísticas e Agências de Viagens revendedoras, da seguinte forma: as operadoras são empresas que executam os serviços pertinentes à operação (planejamento, organização e execução) e as revendedoras são empresas que revendem os pacotes das operadoras. Mas ao disseminar uma visão para o mercado das Agências segundo Tomelin (2001), baseado em Acerenza, podem-se encontrar seis tipos diferentes de Agencias de turismo:
Agências de Viagens Detalhistas: estas empresas não vendem seus próprios produtos, na realidade são revendedoras de viagens e roteiros preestabelecidos e elaborados pelas operadoras ou agência de viagens maioristas.
Agências de Viagens Maioristas: tem como principal objetivo a elaboração de programas de viagens ou organização de pacotes que são repassados às agências detalhistas que vendem tais produtos ao público em geral, na maioria dos casos não vendem diretamente ao público.
Agências de Viagens Tour Operator: a principal diferença entre as Agências Tour Operator e as Maioristas e o fato de que as primeiras operam seus próprios programas de viagens, com seus próprios equipamentos ou subcontratação de operadoras terrestres, no Brasil tais tipos de agências se confundem, pois empregam as mesmas funções operacionais.
Agências de Viagens Receptivas: são voltadas ao turismo receptivo, muito comum nos principais destinos turísticos do país, estas empresas prestam serviços às operadoras e agências em geral oferecendo serviços de city tour, guias de turismo, transfer, assessoria ao turista, além de possibilitar a compra de

Relacionados