204334 TEXTO3 POL TICA

1821 palavras 8 páginas
UNIDADE II – DEMOCRACIA E CIDADANIA

Prezado (a) aluno (a),

A palavra POLÍTICA faz parte do nosso dia-a-dia, sendo utilizada de diversas formas que não necessariamente referem-se ao seu sentido fundamental. Muitas vezes é atribuído a este conceito um significado pejorativo, resultante da falta de confiança e desencantamento que os indivíduos têm devido às atitudes tomadas por aqueles que nos representam.
Mas o que é POLÍTICA? Embora na Filosofia e nas
Ciências Humanas e Sociais não haja apenas uma resposta para as questões sugeridas acima – apesar de que nas Ciências Naturais também não haja apenas um caminho para explicar determinados mistérios do mundo, como no caso do átomo – podemos compreender melhor estes temas se estudarmos um pouco alguns conhecimentos produzidos pelo ser humano na sua história neste planeta. Aliás, a Astronomia também teve suas bases estabelecidas pelos gregos da antiguidade, inclusive a noção de que a Terra é redonda, ao contrário do que a Igreja Católica queria que as pessoas acreditassem durante a Idade Média. Todavia, para entendermos basicamente estas questões temos de aprofundar, mesmo que bem pouco o tema política.
Quando mencionamos a palavra política geralmente nos vem à mente um sentimento negativo, produto da visão que temos dos “políticos” e dos governantes. A política partidária e a política governamental são importantes esferas do que denominamos política, contudo esta não se restringe a tais espaços. Podemos dizer que a política é a parte importante da vida de todos e está presente no nosso dia-adia. Mesmo que não de forma profissional. Embora um dia possamos ser, pois este é um direito que temos e que é baseado no princípio da igualdade, outro elemento importante do mundo em que vivemos. E na verdade é muito mais fácil não ocupar um cargo como representante ou gestor público, pois podemos só criticar sem muito propor ou fazer de diferente, com a desculpa de que se os políticos não fazem ou não

são melhores porque eu vou

Relacionados