201583 193758 Artigo Bruno Mezzena

6107 palavras 25 páginas
Benefícios e Dificuldades na Implantação do modelo CMM:
Estudo de caso
Autor: Bruno Mezzena
Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Zwicker
Resumo
O Software está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e organizações.
Dessa maneira a qualidade desse software em que as pessoas e organizações depositam sua confiança começa a ser questionada e cada vez mais exigida.
Algumas técnicas, ao decorrer dos anos foram criadas para buscar uma solução eficaz no que diz respeito à qualidade de software. As primeiras delas datam da década de 60, mas poucas surtiram os efeitos desejados pelas organizações usuárias dos softwares. Dessa maneira, foi criado o modelo CMM de qualidade, que avalia a maturidade das organizações na construção do software. Atualmente se trata do modelo com o maior reconhecimento e respeito a nível mundial.
O foco dessa dissertação é apresentar o modelo CMM e explorar todo o processo de implantação em diversas organizações. Analisamos todo o contexto de benefícios e dificuldades encontrados pelas organizações que buscam se enquadrar nesse modelo. Com base nas referências teóricas, realizamos, na parte empírica deste trabalho, estudos de caso em três organizações brasileiras que adotaram este modelo, comparando os benefícios e dificuldades que influenciaram sua implantação.
Entre as conclusões encontradas nesse trabalho, observamos que, em sua maioria, os benefícios e dificuldades propostos pela teoria estão presente na implantação do modelo CMM nas organizações. São destacados também alguns pontos chaves pra a implantação do modelo e algumas críticas aos casos estudados.
O Modelo CMM
O CMM reúne as melhores práticas de engenharia de software conhecidas. Seu mérito não está em inventar novas técnicas, mas sim em integrar num todo coerente estas técnicas, antes dispersas.
O processo de aplicação do modelo CMM em uma organização de software se dá da seguinte forma: Em primeiro lugar, é feita uma avaliação da situação atual, através de um “assessment”,

Relacionados