2015525 103837 Notas de aula RM1

3282 palavras 14 páginas
Resistência dos Materiais I
Estática – Conceitos e
Princípios Fundamentais
Fábio Blas Masuela

O que é a Mecânica?
• Ciência que descreve e prediz as condições de repouso ou movimento de corpos sob a ação de forças.

Conceitos e Princípios
Fundamentais




A Estática é a parte da Física que estuda sistemas (partículas ou corpos rígidos) sob a ação de forças que se equilibram.
De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio.
De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração destes sistemas é nula.







Espaço: Conceito associado a noção de posição de um ponto P, relativamente a origem de um determinado referencial de coordenadas. Tempo: A posição de um ponto P pode modificar-se com o tempo.
Massa: Conceito associado à quantidade de matéria.
Força: Representa a ação de um corpo sobre outro, podendo exercer-se por contato direto ou à distância. Uma força é caracterizada pelo ponto de aplicação, intensidade, direção e sentido; representa-se por um vetor.

O estudo da Mecânica Newtoniana repousa em seis princípios fundamentais, com base em evidências experimentais:


1 – Regra do Paralelogramo para Adição de Forças: Estabelece que duas forças atuando numa partícula podem ser substituídas por uma única força, chamada resultante, obtida traçando a diagonal do paralelogramo que tem por lados as duas forças dadas.



2 – Primeira Lei de Newton: Se a resultante das forças que atuam numa partícula é nula, esta permanecerá em repouso (se estava inicialmente em repouso) ou mover-se-á com velocidade constante segundo uma linha reta (se estava inicialmente em movimento).



EXEMPLO: Um elevador de um prédio de apartamentos encontrase, durante um certo tempo, sob a ação exclusiva de duas forças opostas: o peso e a tração do cabo, ambas de intensidade igual a 2000 N. O elevador está parado?



3 – Segunda Lei de Newton: Se a resultante que atua sobre um ponto material não é zero, este terá uma

Relacionados