2015317 083 Estudo De Caso

707 palavras 3 páginas
Estudo do Problema
A Volta ao Mundo em 100 dias
Valor (2,0 pontos)
O Sr. Antônio da Silva sempre teve duas obsessões: trabalhar em sua empresa e ler livros sobre viagens. Ele possuía uma boa biblioteca de livros de Geografia e História contemporânea. Em um desses livros, sobre a Dinamarca, viu uma referência de como o seu produto era fabricado naquele país. Achou curioso e passou três anos investigando e testando novas formas de produção, copiando e adaptando o método dinamarquês.
Finalmente conseguiu inaugurar a reforma completa da nova linha de produção, com novas e melhores operações. Operou durante um mês essa nova linha e não havia qualquer sinal de problemas no processo. A fábrica que antes trabalhava com aproximadamente 10% de capacidade ociosa, passou a trabalhar em seu limite de capacidade. A única "questão" era justamente saber como aumentar a capacidade de produção da fábrica.
O diretor comercial estava satisfeitíssimo, só não conseguia se decidir sobre a questão do preço, pois, com a nova qualidade e design, os clientes estariam dispostos a pagar um preço mais elevado. Entretanto, se aumentado o preço em 10% nenhum cliente seria perdido, se aumentado em mais de 30%, poucos clientes restariam para a fábrica.
À parte desta questão, a situação estava realmente tranqüila na gestão da empresa. Foi então que o Sr. Antônio percebeu que nunca havia viajado sem ser a trabalho. Decidiu fazer a viagem dos seus sonhos: dar a volta ao mundo em 100 dias, sem pensar em negócios. Partiu no dia seguinte.
Noventa e nove dias depois ele estava de volta. Deixou a mala em casa e seguiu direto para a empresa.
Mal reconheceu sua fábrica. O muro de frente havia sido substituído por outro mais alto e sofisticado, projetado por arquiteto. No portão de entrada, em vez do velho guarda, haviam três jovens fortes e bem uniformizados, que, pasmem, não deixaram o Sr. Antônio entrar. Ele disse aos guardas que era o dono, eles não acreditaram e responderam que não estavam

Relacionados