20152 2007 JUR297 TC 142 N 1441229778 sociologia

2280 palavras 10 páginas
Sociologia: Uma Ciência da sociedade

Sebastião Vila Nova faz uma introdução à Sociologia tentando primeiramente explicar o significado de tal palavra. Para isso, vale-se do senso comum como meio de demonstrar a dificuldade que todos os sociólogos encontram na sua definição. A dificuldade, porém, está nos diversos significados que o senso comum atribui a Sociologia que, no entanto, diverge daquele aplicado pelos estudiosos. Isso não significa que o senso comum é incapaz de conceber explicações coerentes à realidade social, mas a Sociologia é bem mais confiável por ser carregada de cuidados na investigação dos fatos ou processos que estuda. Nem significa, tão pouco, que por se tratar de um conhecimento desconfiável é descartado pelo estudo sociológico. Pelo contrário, esses conhecimentos fazem parte da sociedade, sendo por isso, interessantes aos estudos sociais.

Tendo consciência que estudar uma ciência exige primeiramente sua definição, Vila Nova descarta conceitos simplistas e se limita a definir a Sociologia apenas como “ciência”. A eficácia de sua limitação consiste não só em entendê-la sob a caracterização de um estudo científico como também diferenciá-la de outros campos do conhecimento muito confundidos pelos menos familiarizados. Assim, seguindo essa linha de explicação, ao mesmo tempo em que a Sociologia se identifica como ciência, se afasta do senso comum e de outras áreas não condizentes as suas evidências.

Pra começar a entender o que é Sociologia, é necessário um entendimento sobre ciência. Como tal, precisa ter conceitos, proposições e teorias que sejam coerentes e harmoniosas entre si, observar sistematicamente os fatos e realidades. No entanto, o que realmente diferencia uma ciência de outras formas de conhecimentos é a observação sistemática dos fatos, ou seja, sua metodologia de alcançar as generalizações – trata-se de um método predominantemente indutivo com suas implicações dedutivas.

É válido também mencionar a neutralidade valorativa da

Relacionados