201492 203944 QUESTION RIO CONFORTO

1796 palavras 8 páginas
Aula o1 e 02-Conforto visual e eficiência energética
1.Como podemos avaliar a qualidade de um espaço na ótica do conforto luminoso? 2. Em relação ao clima, quais são os fatores mais importantes que afetam o padrão de conforto?

3.Qual é a diferença entre radiação solar e iluminação?

4.Qual o conceito de eficiência energética na arquitetura? Comente. 5.Quais as formas de chegar a luz até um determinado objeto?

6. Quais são as partes que se decompõe a radiação solar global?

7. O que você entende por Carta Solar? Comente.
Cartas solares são representações do percurso do Sol na abóbada celeste nas diferentes horas do dia e períodos do ano. Nelas são normalmente desenhadas as projeções da trajetória do Sol em datas particulares – solstícios e os equinócios – e em algumas outras datas intermediárias. A carta solar, além de variar em função da data e da hora, também é especifica para a latitude do lugar.
8. Quais são os modelos de céu e em quais climas eles são mais facilmente encontrados?
Modelos de céu:
Céu claro - tem como características: azulado e não brilhante. Seu clima predominante é o quente e seco.
Anisortrópico – tem como características: céu parcialmente nublado e bastante luminosidade pela alta quantidade de vapor de água. Seu clima é o quente e úmido.
Isotrópico – tem como característica o céu predominantemente nublado.

9. Por que a poluição do ar pode interferir nas quantidades de luz natural?
Na ação de absorver e refletir parcialmente a luz direta emitida pelo Sol (que dá origem à luz difusa), as camadas de ar próximas aos níveis das atividades urbanas, quando bastante carregadas de partículas e gases poluentes, prejudicam significativamente a quantidade de luz natural, que pode chegar nos interiores da cidade com até 60% de redução. Nesse processo de recebimento da luz natural, espessas camadas de poluição agem como barreiras aos raios luminosos, refletindo-os de volta para o espaço superior.

10. Qual a relação entre

Relacionados