20141031 10551 Apostilade OSM 04 02 14

5281 palavras 22 páginas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

JOSÉ ALMI DE OLIVEIRA

NITERÓI – FEVEREIRO DE 2014
Organização, Sistemas e Métodos

Introdução

Esta apostila tem a finalidade de apresentar os principais conceitos e técnicas da disciplina de OSM, a partir do enfoque sistêmico.
A sua estrutura está distribuída de uma forma que facilite a compreensão de cada técnica e a sua aplicabilidade em qualquer tipo de organização, independente de ser uma empresa industrial, um escritório de uma empresa comercial ou uma entidade estatal ou do terceiro setor. Espera-se que o aluno, ao estudá-la, tenha a exata dimensão da importância desta disciplina para a resolução de problemas organizacionais, não importando se trabalha na área de marketing, operações, financeira ou de gestão de pessoas; as técnicas são aplicáveis a qualquer problema que, embora possam ter características próprias de cada área ou atividade, apresentam similaridades em sua estrutura. A idéia de um processo, por exemplo, é bastante semelhante em qualquer atividade ou nível decisório, guardando-se as devidas diferenças em função da finalidade da aplicação da técnica.
Temos, também, uma grande preocupação com a capacidade do futuro profissional saber aplicar as técnicas aqui apresentadas de uma forma sistêmica. É fundamental que ele perceba que qualquer ação em uma área causará impactos em outras e que o sucesso do seu trabalho depende de ações em outros setores e, em muitos casos, do ambiente externo. Qualquer organização constitui um grande processo e, portanto, permeia as várias funções organizacionais.
Vale ressaltar que no processo de ensino-aprendizagem a dedicação do aluno é um requisito fundamental para o seu sucesso. Desta forma, esperamos que o estudante leia com atenção a apostila e procure solucionar os exercícios propostos a fim de consolidar os conceitos e praticar o uso das técnicas.

Capítulo I

I.1 – Um mundo em mudanças

O mundo em que

Relacionados