20140313 164605

6199 palavras 25 páginas
Ugo Nogueira Castañon
CONTATO
ugo.castanon@pet.coppe.ufrj.br ugo.castanon@engenharia.ufjf.br RUA FLORIVAL CHEREM CRUZEIRO, 300 - CHALÉS DO IMPERADOR
CEP: 36036-390

A BICICLETA COMO VEÍCULO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
Ugo Nogueira Castañon1

RESUMO
Este é um estudo sobre mobilidade urbana com ênfase no uso de um veículo não motorizado – a bicicleta. Apresenta a relação entre desenvolvimento e mobilidade sustentável, abordando o uso da bicicleta em vários países do mundo, com ações positivas e eficientes. Aborda algumas ações implementadas no Brasil e o estágio atual das ações públicas e privadas no sentido da adoção da bicicleta como meio de transporte e não, apenas, como instrumento de lazer.
PALAVRAS-CHAVE:
Mobilidade Sustentável. Bicicleta. Transporte Não-Motorizado.

1. INTRODUÇÃO
O presente artigo destaca a bicicleta, um veículo não motorizado (VNM), e sua contribuição para a mobilidade urbana sustentável de forma econômica e eficiente.
A mobilidade sustentável é uma questão que aparece entre as principais preocupações das políticas públicas relacionadas ao trânsito urbano. Entretanto, essa sustentabilidade esbarra, entre outros problemas, na poluição provocada pelos veículos impulsionados por motores que utilizam combustível fóssil.
Essa poluição atinge patamares muito significativos, pois a cultura do uso do automóvel, no
Brasil, não cede facilmente diante das questões ambientais, constituindo, mesmo, um desafio para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis.
O principal objetivo dos Órgãos Governamentais brasileiros responsáveis pelas políticas públicas relacionadas ao trânsito, nesse momento, é ir ao encontro e implementar um recurso, que contribui para que a mobilidade urbana passe a sustentável. A bicicleta é esse recurso de mobilidade sustentável, assim reconhecida em muitas partes do mundo, ainda que de diferentes formas e por diferentes razões, há muito tempo.
Assim, com o estudo da bicicleta como elemento capaz de contribuir para a

Relacionados