2014 Res Cht Gest Ambiental

417 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília
Disciplina: Comportamento Humano e Trabalho
Nome: Maciel Neri de Aguiar 140026886
Professora: Tatiana Moreira
Resenha: Gestão Ambiental nas Organizações: Desafios para atuação do Psicólogo.
MACÊDO, Kátia Barbosa; OLIVEIRA, Alberto de; HELOANI, Roberto e CASSIOLATO, Rosângela. Gestão Ambiental nas Organizações: Desafios para atuação do Psicólogo.
A questão ambiental abrange grande parte dos países do planeta, e todos têm em comum o fato de buscarem uma construção de forma sustentável, pois os problemas ambientais são acontecimentos ‘inesperáveis’ causados por nós ou pela a própria natureza através dos efeitos naturais. É relativamente recente o interesse da população por essas questões, o meio ambiente no período pós-guerra, entre as décadas de 1950 e 1960.
Em 1950, com o aumento do desenvolvimento econômico, da produção industrial que começaram a se preocupar mais com a preservação ambiental. Os cientistas perceberam que os recursos naturais, que são aqueles bens disponíveis na natureza, considerados até então como recursos inesgotáveis e que eram utilizados sem importância e critério, estavam em risco de exaustão. Isso foi possível quando ao reavaliarem os resultados do crescimento econômico, elaboraram análises que aproximaram as questões ambientais e suas relações com o desenvolvimento econômico.
A gestão ambiental nas organizações passou a ser limitada por aspectos que extrapolavam a própria dimensão ambiental, ganhando relevância e outras dimensões, sendo estas: econômicas (redução de custos e riscos, melhora da eficiência e diferenciação de produtos), mercadológicas (barreiras comerciais não tarifárias de fundo ambiental) e simbólicas (melhora da reputação e da imagem). É utilizada nas organizações, em 50% dos casos, em ações que não promovem efetivamente a proteção do meio ambiente, mas sim, que têm relação com o comércio.
Essa preocupação com as questões ambientais, a motivação para a preservação ainda está subordinada a uma

Relacionados