2014 IC INSTITUCIONAL Projeto Eduardo Andr Mossin 1

1157 palavras 5 páginas
ANEXO 2
INSTITUCIONAL/IFSP
RESUMO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

Título do Projeto: Business Intelligence no gerenciamento de projetos de Iniciação Científica

1. Resumo (200 palavras)
Uma das principais modalidades de pesquisa do IFSP é a Iniciação Científica (IC). O gerenciamento das ICs é responsabilidade de cada Coordenador de Pesquisa e Inovação (CPI) de cada campus do IF. Para a realização deste gerenciamento, o coordenador deve controlar cada modalidade de IC e o andamento das mesmas. Além disso, é importante que a coordenação tenha uma visão global e dados estatísticos dos projetos em andamento e concluídos do campus.
A fim de facilitar todo o processo citado, este projeto busca implementar um sistema de Business Intelligence (BI), que tem a finalidade de aproximar o desempenho desejado ao desempenho atual da organização, oferecendo aos usuários acesso interativo aos dados (às vezes em tempo real), que proporciona a manipulação dos mesmos e fornece a capacidade de realizar a análise mais adequada. O processo de BI transforma os dados em informações e as informações em conhecimento para a organização (Turban et. al., 2009).

2. Objetivos
O objetivo deste projeto é a criação de um sistema de BI para apoiar a Coordenação de Pesquisa e Inovação do campus Sertãozinho no gerenciamento das diferentes modalidades de IC. Cada projeto de IC depende, por exemplo, das fichas de inscrição do Docente e do Discente, Comunicado de Permanência Mensal, Relatório Parcial e Final, Artigos apresentados em congressos, entre outros documentos.
Além disso, a coordenação deve possuir dados estatísticos do tipo: quantos projetos apresentam pendências; quantos projetos de IC foram realizados em um determinado ano; quais as quantidades de projetos de cada modalidade de IC o campus possui; entre outros.
Todos os dados de cada projeto de IC devem ser inseridos em um BI que deverá possibilitar ao Coordenador de Pesquisa a visão de todas as informações necessárias. Segundo Primak (2008),

Relacionados