2014 07 08 BO Com Rcio Verejista Consumo De Moda Praia

1700 palavras 7 páginas
Comércio varejista

Boletim

Consumo de Moda Praia

Nesse Boletim, o empreendedor encontrará informações sobre o mercado de moda praia e, ainda, sobre os turistas e visitantes decorrentes dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016. As informações ajudarão os pequenos negócios a aproveitar as oportunidades geradas durante e após o período dos jogos.

Brasil como um referencial em moda praia
Com um litoral enorme, clima tropical na maior parte do país e concentração geográfica nas regiões litorâneas, o Brasil tem muitos motivos para consumir a moda praia.
É o país que mais consome moda praia no mundo. Por ano são movimentados US$ 1,5 bilhão somente no mercado interno, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit)
(Revista Criativa, 2012).

Em 2013 o Brasil exportou em torno de 700 mil peças de moda praia, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio
Exterior (MDIC).

Com grande experiência em usar moda praia, o Brasil se tornou bom entendedor do assunto e referência mundial no segmento.
Com isso, a moda praia tem movimentado as exportações e se tornado um importante setor para economia nacional. É o carro chefe das exportações de moda brasileira (Terra, 2012).
1

E dentro dessa imensidão litorânea brasileira, quando falamos da cidade que se destaca como principal representante desse lifestyle, e grande influenciador da moda praia para o Brasil e para o mundo, o Rio de
Janeiro é a referência. As principais marcas de moda praia, com representatividade nacional e internacional, nasceram em terras cariocas. O
Rio de Janeiro sempre foi o templo da moda praia, com lançamentos históricos, como o ousado “asa delta” e o biquíni cortininha na década de 90 (Revista Donna, 2014).
Segundo a revista inglesa No Cigar, distribuída em mais de 15 países, o
Brasil é quem mais lança tendências de moda praia, sendo as praias do
Rio de Janeiro as principais passarelas, onde as novidades desfiladas são logo seguidas pelo resto do mundo (No Cigar

Relacionados