2012824 101811 965912203 Resema

2924 palavras 12 páginas
CENÁRIOS SUSTENTÁVEIS PARA A BACIA DO RIO PIRACICABA
Ezequiel Carlos de Lima
Faculdade de Engenharia Ambiental
CEATEC
ezequiel_hb_13@hotmail.com
Antônio Carlos Demanboro
Grupo Sustentabilidade Ambiental das Cidades
CEATEC
demanboro@puc-campinas.edu.br

Resumo: Este trabalho propõe a elaboração de cenários para a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A metodologia utilizada baseia-se no modelo Pressão-Estado-Resposta proposto pela OECD (1993; 2003), com base na seleção de indicadores, considerando a sua relevância política, utilidade aos usuários, confiabilidade e mensurabilidade de cada indicador. Para a execução do diagnóstico ambiental foram selecionados os indicadores que reúnem as condições citadas, os quais permitiram uma representação da bacia e subsidiaram a elaboração de cenários. Foram elaborados três cenários denominados “Tendencial”, “Sustentabilidade Fraca” e “Sustentabilidade Forte”. Como resultado, obteve-se uma melhor compreensão da situação atual, bem como o delineamento de ações futuras.
Palavras-chave: Rio Piracicaba, recursos hídricos, bacia hidrográfica.
Área do Conhecimento: Engenharias – Engenharia Ambiental – CNPq.

1. INTRODUÇÃO
O crescimento das grandes cidades nem sempre vem acompanhado de um planejamento adequado, revelando problemas que não eram notados entre a população. Com o aumento no custo de vida, muitas famílias acabam tendo que procurar alternativas de moradias em morros ou beira de rios, locais sensíveis a inundações ou deslizamentos.
Os cursos de água estão intimamente relacionados com o ambiente ao seu redor, dependendo dele para satisfazer a maior parte das necessidades de seus indivíduos. Quando expostos a ação antrópica, estes se mostram extremamente sensíveis a alterações [1].
Segundo [1] o uso do solo é fator de importância fundamental na questão hídrica. O desmatamento e a urbanização podem modificar o ciclo hidrológico ao diminuírem, por exemplo, a evapotranspiração. Assim, existe uma

Relacionados