2012 Aula 05 Organelas Citoplasmticas

5010 palavras 21 páginas
Rua Padre João Crippa, 1695 - Centro
Cep: 79002-390 Campo Grande – MS
Fone.: (67) 3382-1075 / 9956-2494 mario@cursodomario.com.br CURSO DE BIOLOGIA

à y AULA 005

 ORGANELAS CITOPLASM˘TICAS
Está formado por uma matriz denominada hialoplasma, relativamente fluida e transparente, composta principalmente de água e proteínas, na qual estão imersas diversas estruturas com funções definidas, as organelas citoplasmáticas.
O hialoplasma apresenta-se mais viscoso na periferia (estado gel) e mais fluido em sua parte mais interna (sol), podendo mudar essa característica conforme se faça necessário. A este estado físico dá-se o nome de colóide (gelatinoso).

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO:
É uma complexa rede de canais estendida por todo o citoplasma, formando um verdadeiro labirinto, cuja principal função é a circulação de substâncias no interior da célula. Nas células secretoras, onde há maior atividade funcional, ele é mais desenvolvido. Existem duas porções de R.E. nas células:
Retículo endoplasmático liso – também chamado de retículo agranular, é constituído apenas por membranas, sua função é de sintetizar lipídios e hormônios. É uma complexa rede de canais estendida por todo o citoplasma, formando um verdadeiro labirinto, cuja principal função é a circulação de substâncias no interior da célula. Nas células secretoras, onde há maior atividade funcional, ele é mais desenvolvido. Existem duas porções de R.E. nas células:

Retículo endoplasmático liso
Retículo endoplasmático rugoso ou granular – possui, aderidos à face externa dos canais, grânulos chamados ribossomos. Sua função é sintetizar proteínas.

Retículo endoplasmático rugoso

†

 www.cursodomario.com.br - 1



Não é permitida a reprodução no total ou em partes – ℓei 9.610

# PRÉ – VESTIBULAR

RIBOSSOMOS:
São corpos celulares extremamente pequenos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico. São constituídos por 50 % de RNA e 50 % de proteínas.
São encontrados livres no hialoplasma ou presos às membranas do R.E. São

Relacionados