201134670159

383 palavras 2 páginas
ATD1- literatura e cultura norte americana.
1-O Iluminismo Americano, foi um movimento intelectual, o qual o ser humano usava a razão para lidar com questionamentos da monarquia e doutrinas religiosas geradas por especulações científicas. Tanto filósofos quanto escritores iluministas lutavam por direitos de igualdade, liberdade e fraternidade; e eram influenciados pelas teorias científicas e filosóficas de Jean Jacques Rosseau “O ser humano nasce essencialmente bom”; e de Newton, que para explicar fenômenos naturais, usava a razão.
Sendo assim, a maior parte da literatura desse período se alternava entre política e filosófica. Podemos citar os documentos políticos escritos por Thomas Jefferson “Declaração de independência dos Estados Unidos”, Thomas Paine, que advoga a independência das Colonias em “Common Sense” e Michel Guillaume de Crevecoeur “Letters from an American farmer”, como literatura.
Os primeiros escritores norte americanos da prosa, foram James Fenimore Cooper, Washington Irving, e William Cullen Bryant. Como escritor de poesia, Philip Freneau, foi o único que se destacou.
Vale lembrar que, ninguém influenciou tantas pessoas na literatura americana quanto o admirado Benjamin Franklin, primeiro intelectual das Américas que tornou se modelo para muitos. Ficou famoso com “ Poor Richard’s almanaque”.
2-Não existe livro americano que exerça tamanha influência nas pessoas quanto à autobiografia do filósofo iluminista, Benjamin Franklin. Trata-se de um livro de autoajuda, que atraia os leitores por narrar seus fracassos e sucessos de forma simples. Na parte mais interessante do livro cita alguns princípios para o perfeito bem estar na sociedade. São treze virtudes como temperança, silêncio, ordem, resolução, frugalidade, aptidão, sinceridade, justiça, moderação, pureza, tranquilidade, castidade e humildade. Inspirou pessoas como Gaspero Barbera, pintor florentino e desorientado, até ler esse livro que o regenerou moralmente e fez dele um homem

Relacionados