2011 05 11 17 06 03 Apostila Do Curso De Aprimoramento Em L Ngua Portuguesa

19489 palavras 78 páginas
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

O estudo da variação linguística pode, em diversos aspectos, revelar as próprias condições de vida social, econômica, política, histórica e cultural de um povo. Dentro do estudo da variação, é possível constatar, pela repreensão a algumas formas de expressão, o que pode ser entendido como preconceito linguístico – que, definitivamente, não deve fazer parte do dia a dia do falante de qualquer língua do mundo.

Considere os quatro comentários a seguir:

1. Um advogado não fala com seu filho de seis anos como fala com um juiz no tribunal ou como escreve um documento oficial. Logo, há diversos modos de se usar a língua – são os chamados registros. Assim, dependendo da situação, e principalmente da pessoa com quem se fala ou para quem se escreve, usa-se um registro mais ou menos formal.

2. Basta comparar a fala de um gaúcho com a fala de um alagoano, ou a de um paulista com a de um catarinense para se perceberem claras diferenças. Quem mora na roça não fala como quem vive na cidade. O português do Brasil difere muito do de Portugal: aquilo que chamamos de sotaque é, talvez, o indicador mais claro dessas diferenças.

3. A fala de uma pessoa com formação superior (professores, médicos, arquitetos) tende a ser diferente da linguagem de uma pessoa que nunca teve a oportunidade de frequentar uma escola. Há, nesse sentido, um modo mais popular e coloquial de falar (variante popular) e um modo mais elaborado e técnico (variante padrão ou culta). Esta última variante é encontrada principalmente na modalidade escrita da língua, mas existe também na modalidade falada.

4. A linguagem de um poema de Drummond (1902-1987) difere muito das cantigas de amor, dos séculos XII e XIII. Ao longo da vida de uma pessoa, sua linguagem também sofre modificações. Uma coisa é a língua que se fala aos oito anos, outra a que se fala aos setenta e cinco.

A cada um desses comentários corresponde um dos tipos de variação da linguagem:

a) variação histórica:

Relacionados