2010Volume3 CADERNODOALUNO FILOSOFIA EnsinoMedio 3aserie Gabarito

3675 palavras 15 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Filosofia – 3a série – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
FILOSOFIA E CIÊNCIA

Páginas 3 - 4

1. No texto filosófico, as informações se apresentam como relato histórico, como narrativa. No relatório científico, elas são reveladas por meio de estatísticas e dados quantitativos. 2. Uma grande diferença está na forma como são relatadas as informações e na construção do argumento. No texto filosófico, o autor mescla informação histórica com sua reflexão sobre a morte. No texto científico, o autor ou os autores descrevem dados estatísticos.

Páginas 5 - 7

1. A Filosofia utiliza diversos gêneros textuais para expressar suas ideias: cartas, poemas, diálogos, ensaios. A Ciência não faz uso de tão variado universo de gêneros textuais e o seu modo de expressão é basicamente o relatório de pesquisa; e o artigo científico. A Filosofia questiona métodos e finalidades da Ciência. A Ciência utiliza instrumentos para construir dados (telescópios, microscópios entre outros) e a
Filosofia não está associada ao uso de instrumentos.
2. Os procedimentos de pesquisa para elaboração de cada tipo de texto podem ser os mesmos e podem ser diferentes. A reflexão em um texto filosófico pode basear-se em dados qualitativos ou quantitativos e a análise em um texto científico também pode tomar como ponto de partida a leitura de dados qualitativos ou quantitativos.
No caso dos textos analisados para este exercício, temos que a reflexão filosófica não se apoia em dados estatísticos, ao passo que o relatório científico sim.

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Filosofia – 3a série – Volume 3

Página 7

As perguntas orientam a entrevista que o aluno deve realizar com os professores da área de Ciências da Natureza. É importante que os alunos leiam as respostas dos professores e debatam, destacando críticas às situações nas quais a Ciência é utilizada para humilhar pessoas. Um exemplo desse tipo de humilhação pode ser observado quando alguns médicos apresentam diagnósticos

Relacionados