2010 DesTec BD1eT12 Aula16 75 A 79

507 palavras 3 páginas
75

DESENHO TÉCNICO (BD1 e T12) - 2010

AULA 16 CORTES E SEÇÕES
EXERCÍCIO
PROFESSOR: EDUARDO MENDONÇA

Conteúdo da aula:
 Avaliar a necessidade de recorrer a cortes ou seções para representar completamente uma peça em projeções ortogonais;
 Efetuar corretamente a representação gráfica de cortes e seções, respeitando as representações convencionais;
 Exercício.
Obs. As ilustrações e alguns textos desta aula foram extraídos dos livros “Desenho Arquitetônico”
(Montenegro, Gildo A.) e “Desenho Técnico Moderno” (Silva, Arlindo e outros).
Introdução:
O recurso a cortes e seções num desenho faz-se, em geral, quando a peça a ser representada possui uma forma interior complicada ou quando alguns detalhes importantes para a definição da peça não ficam totalmente definidos por uma projeção ortogonal em arestas visíveis. Quando isso acontece, recorre-se a cortes e/ou seções, que ajudam a esclarecer o desenho, evitando o uso de mais vistas. Os cortes e seções devem ser usados apenas quando trouxerem algo relevante à representação gráfica convencional.

ASSINATURA
DESENHO TÉCNICO – BD1 e T12
EDUARDO MENDONÇA 2010

NOME

NÚMERO

TURMA

76
Cortes:
Em projetos de edificações, na maioria dos casos, as plantas e fachadas não são suficientes para mostrar as divisões internas da construção. Para melhor definir os espaços internos são necessários os cortes feitos por planos verticais.

ASSINATURA
DESENHO TÉCNICO – BD1 e T12
EDUARDO MENDONÇA 2010

NOME

NÚMERO

TURMA

77
Seções:
As seções são objetivamente semelhantes aos cortes e, como estes, são utilizadas para trazer uma maior clareza ao desenho. Conceitualmente, uma seção é uma superfície resultante da interseção de um plano secante com um corpo (a peça a representar). São em geral, usadas para definir o perfil externo de partes das peças como nervuras, braços de polias e volantes, perfis metálicos, peças prismáticas, peças de perfil variável, etc. Distinguem-se rapidamente dos cortes por representarem somente a interseção do

Relacionados