200202297128

9703 palavras 39 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

Projeto Integrador – Gestão Financeira

INTRODUÇÃO

O presente trabalho procura explicar o objetivo da maximização do valor da empresa referindo ainda os mais importantes conceitos relacionados com as trocas de valores (econômicos e financeiros) da empresa, como se organiza a função financeira na empresa.
Gerir é procurar a otimização, implementando as competências e os meios humanos, técnicos e financeiros, com vista a atingir os objetivos fixados.
Devido a esta necessidade surge a gestão financeira nas empresas na qual se concentra sobre o estudo das decisões financeiras necessárias às empresas, ocupando sempre um lugar privilegiado na sua gestão porque diz respeito á sua política geral: o seu nascimento, crescimento e autonomia. Numa economia de mercado, baseada nas trocas, é sob forma monetária que aparecem ligações entre os agentes econômicos.
A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deveram ser investidos num processo de produção e troca que liberte um excedente (lucro).
A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.
Um elemento importante a lembrar, é que, a menos que a organização empregue os seus recursos financeiros de forma aberta e responsável, a probabilidade de receber dinheiro dos doadores é nula. Os doadores querem estar seguros que o dinheiro deles está a ser bem empregue e, para este fim, a organização que recebe o financiamento deve estar dotada de uma forte gestão financeira.
Estruturas fortes de gestão financeira facilitam a

Relacionados