20 Questoes de direito (ava)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário
1) O que é a Teoria Geral do estado?
2) O que é Nação?
3) O que é Território?
4) O que é Soberania?
5) O que é cidadania?
6) O que é Monarquia?
7) O que é Moral?
8) Qual a diferença entre moral e direito?
9) O que é Direito Constitucional?
10) O que é Direito Comercial?
11) O Direito é dividido em dói ramos. Quais são eles?
12)Conceitue Direito Civil.
13) O que é Direito Publico?
14) O que é Direito Privado?
15) Conceitue Direito Constitucional.
16) Conceitue Direito Penal.
17) O que significa Supremacia das Leis?
18) Conceitue Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.
19) Explique o inciso IX, do artigo 5 da Constituição Federal.
20) Explique o inciso XLII, do artigo 5 daConstituição Federal.

Respostas:
1) É a disciplina que estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou influindo sobre ele. Ela sistematiza conhecimentos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, antropológicos, econômicos e psicológicos.Busca o aperfeiçoamento do Estado, concebendo-o, ao mesmo tempo, como um fato social e uma ordem, que procura atingir os seus fins com eficácia e com justiça.
2) Dentre todas as fontes que pesquisamos, todas dizem o mesmo quanto a essa definição: Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação semantém  unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. Convicção de um viver coletivo, é quando a população se sente constituindo um organismo ou um agrupamento, diferente de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades.
3) Território tem como principal conceito uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa ou de um grupo, de umaorganização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.No conceito tradicional de geografia,  território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
4) Entende-se por soberania a qualidade máxima de poder social por meio da qual as normas e decisões elaboradas peloEstado prevalecem sobre as normas e decisões emanadas de grupos sociais intermediários, tais como a família, a escola, a empresa, a igreja, etc.. Neste sentido, no âmbito interno, a soberania estatal traduz a superioridade de suas diretrizes na organização da vida comunitária.
5) Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seurelacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.
6) Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser ochefe do governo. A ele, o ofício real, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
7) Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.
8)A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum, já o direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem....
tracking img