20 Perguntas Condutore El Tricos

2153 palavras 9 páginas
20 perguntas e respostas sobre fios e cabos elétricos
Qual a diferença entre fio e cabo ?
Um fio é um condutor sólido, maciço, provido de isolação e usado diretamente como condutor de energia elétrica.
A palavra cabo é usada para denominar um conjunto de fios que formam um condutor elétrico. Dependendo do número de fios e do diâmetro de cada um deles, o condutor apresenta diferente graus de flexibilidade.
De acordo com a norma brasileira NBR NM 280, quanto mais alta a classe, maior a flexibilidade no manuseio.
Qual é o critério na hora de escolher fios e cabos ?
Embora fios sólidos, cabos rígidos e flexíveis tenham as mesmas aplicações, durabilidade, qualidade e capacidade de transmissão de energia numa mesma seção nominal, a escolha de um ou de outro passa pela flexibilidade: os cabos flexíveis proporcionam maior facilidade no manuseio, deslizam mais facilmente nos eletrodutos e agilizam a instalação, explica Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto e Qualidade da SIL.
Qual é a durabilidade média de fios e cabos ?
Os cabos são projetados para durar mais de 25 anos em condições normais. Existem estudos que apontam que a cada 5º C de temperatura no condutor em operação acima do limite máximo admitido para o cabo, ele tem sua vida útil reduzida pela metade.Para minimizar esse problema, e até evitar danos maiores, foram desenvolvidos condutores que são até 20% mais resistentes à temperatura, suportando nas sobrecargas o dobro do tempo dos cabos convencionais.
De que materiais são feitos os fios e cabos ?
Os fios e cabos elétricos são feitos de metais com características condutoras de eletricidade, geralmente em cobre, que é o condutor da energia elétrica. Já a isolação pode ser de PVC, HEPR ou Poliolefina.
Por quê os fios e cabos são representados por diferentes cores ?
A norma NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão - determina cores para certas funções em uma instalação elétrica. O azul-claro é usado para identificar o condutor Neutro, as cores verde

Relacionados