2 F Sica Experimental I Dinam Metria

614 palavras 3 páginas
Universidade Estácio de Sá - Campus Nova Friburgo

Turmas:

Dinamômetria

Experimento número 01

NOMES MATRÍCULA

Data: 10/03/2015

Dinamômetria

Conceito

A dinamômetria refere-se a todo o tipo de processos que tem em vista a medição de forças, bem como, a medição da distribuição de pressões. A mesma tem como objetivo conhecer e aprender a manusear um dinamômetro, calibrar um dinamômetro, fazer pesagem de objetos, fazer tabelas e gráficos com os dados das pesagens, interpretar e avaliar os resultados obtidos.

Dinamômetro é todo aparelho graduado de forma a indicar a intensidade da força aplicada em um dos seus extremos. Na maioria dos dinamômetros são dotados de uma mola que se distende à medida que se aplica a ele uma força. Esse equipamento ainda mensura o comportamento da carga alargada ou tensão por deformação, de uma mola, deslocamento do ar, ou extensão de ligas metálicas, que compreenderá em determinar o coeficiente de fricção entre os materiais. A unidade de medida usada no dinamômetro é o Newton (N). Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas.

Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá algum fator que ocasionará uma diferença entre o valor medido e o valor real. Devido a essa diferença, denominada erro, temos de aplicar os conceitos de Teoria de Erros para expressarmos o resultado de modo a não apresentá-lo como valor exato e sim, um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados.

Desenvolvimento

1- Calculamos o valor de cada “traço” do dinamômetro e o volume do bloco de madeira, antes das pesagens. No dinamômetro de 2,00N obtivemos o valor de 0,02N em cada “traço”, e no dinamômetro de 10,00N obtivemos o valor de 0,1N em cada “traço”. No bloco de madeira achamos os seguintes valores: 79mm de comprimento, 49mm de largura e 36mm

Relacionados

  • A Hist Ria Perdida E Recuperada De Jesus De Nazar Juan Luis Segundo
    255641 palavras | 1023 páginas