2 matematica finenceira pronto

1671 palavras 7 páginas
Curso: Administração 4°série
Matéria: Matemática Financeira
Prof.: Rino
Alunos:
Thaisa Nunes Macedo Almeida RA: 6270248426
Rogério de Oliveira Passos RA: 6820476187
Gabriel Bezerra do Nascimento RA: 6056522653
Carolina Martinho de Araújo de Almeida RA: 6659428709

Etapa 3
Taxa de Juros Compostos O que são juros compostos. É uma pergunta muito comum quando estamos lidando com crédito, investimentos e aplicações financeiras. Os juros são aquilo que se agrega ao capital, isto é, os frutos que o capital gera. Eles são compostos, quando, em um período subsequente, passam a fazer parte do capital, fazendo com que os novos juros devidos se apliquem também sobre os anteriores. São os chamados juros sobre juros, ou juros capitalizados. No âmbito da matemática financeira, temos a fórmula abaixo para demonstrar o processo:
M = C x (1 + i)^n
Onde:
M é o montante;
C é o capital; i é a taxa de juros na forma de fator (5% são 0,05, ou 5/100). n é o número de períodos de capitalização. O símbolo representa a exponenciação, isto é, o valor entre parêntesis está elevado a “enésima” potência. Taxas de juros que fazem parte da economia do Brasil. Política monetária é o controle da oferta de moeda na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral. Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:
- Política monetária ativa: o BACEN controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.
- Política monetária passiva: o BACEN visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos

Relacionados

  • Contabilidade
    5911 palavras | 24 páginas