2 Lei de mendel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA

SEGUNDA LEI DE MENDEL

BOA VISTA-RR, 2013.
ANNANDA GRACIELY RODRIGUES DE OLIVEIRA
DIOVANNA MELO
GUILHERME GARCIA FERREIRA
LÉA VIANA
THAIS CAROLINE DE SOUZA

SEGUNDA LEI DE MENDEL
Trabalho elaborado para obtenção de nota
parcial referente ao 1 bimestre,
da disciplina de Biologia.
PROF. LUIS GONZAGA

BOA VISTA-RR, 2013.
RESUMO

Mendel emseus experimentos também cruzou plantas que diferiam em relação a dois pares de alelos. Neste cruzamento, que objetivava esclarecer a relação de diferentes pares de alelos, ele cruzou plantas que possuíam sementes amarelas e lisas com plantas que possuíam sementes verdes e rugosas. A progênie F1 resultante entre o cruzamento dos progenitores homozigota é formada por híbridos (heterozigotos) paradois pares de genes. A progênie F1 (GgWw) é formada por diíbridos e, por extensão, o cruzamento GGWW x ggww é um cruzamento diíbrido. Sabia-se, graças à experiências anteriores, que os alelos que determinavam sementes amarelas e lisas eram dominantes e sobre seus respectivos alelos, que produziam sementes verdes e rugosas. Assim, considerando dois deles tinham-se as informações:

Caráter cor doscotilédones:
Já tinha sido observado que o padrão amarelo (V_) apresentava dominância sobre o padrão verde (vv).
Caráter aspecto da casca da semente:
Neste caso, já se observa que o padrão de casca lisa (R_) era dominante sobre o tipo casca rugosa (rr).

INTRODUÇÃO
A segunda lei de Mendel nos traz um estudo referente a análise de duas ou mais características sendo transmitidas. Nesteestudo, precisamos ficar atentos aos conceitos iniciais de formação de gametas e a consequente transmissão dos genes.
Vamos ao raciocínio:
Um cromossomo possui regiões que abrigam genes que definem características. Algumas características influenciam umas nas outras e algumas simplesmente são transmitidas independente umas das outras. Esse é o caso das ervilhas amarelas lisas, amarelas rugosas, verdeslisas e verdes rugosas. A característica cor da semente não influencia na característica textura da mesma.
Para mostrar isso, ao se fazer um cruzamento entre linhagens originárias de um cruzamento entre homozigotas dominantes e recessivas, observa-se uma proporção. Mas que proporção é essa? O que ela nos indica?
Imagine uma célula com dois pares de cromossomos (essa é celula, diploide, possui 4cromossomos. 2 representantes de um tipo e dois de outro).
Célula A
F F´   G G´

Agora, imagine que esse cromossomo F tenha um gene “o” e o cromossomo F´ tenha um gene ”O” e o cromossomo G tenha um gene “r”  e o cromossomo G´ tenha um gene  ”R”.
Os gametas dessa célula poderão ter os seguintes cromossomos distribuídos:
FG, F´G, FG´ ou F´G´. (Nos gametas, células haploides)
Ou seja, comovocê pode ver, na célula diploide tinhamos F F´  e G G´, agora, na célula haploide, teremos um representante de cada tipo.
Mas que genes eles podem carregar?

Vejamos os casos:
1. Gameta com genes recessivos: FG (gameta F “o”   G “r” )
2. Gameta com gene recessivo e outro dominante:  F´G (gameta F “O”  G “r” )
3. Gameta com gene recessivo e outro dominante: FG´ (gameta F “o”   G “R”)4. Gameta com genes dominantes: F´G´ ( gameta F “O”    G “R” )

Os possíveis gametas então terão os seguintes genes:
or, Or, oR, OR.
Isso significa que poderão ser formados quatro tipos de gametas que irão se combinar com outro indivíduo. De forma que ao se combinarem, o genótipo terá uma configuração característica.

JUSTIFICATIVA

A principal justificativa desta atividade é o fato deque somente cerca de 10% dos estudantes conseguem entender que a segregação dos alelos de um gene (1ª lei de Mendel) e a segregação independente dos alelos que determinam características distintas (2ª lei de Mendel) ocorrem como conseqüência dos genes estarem localizados nos cromossomos e do comportamento destes durante a formação dos gametas (meiose). Uma outra justificativa, é que há muito a...
tracking img