2 Guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª GUERRA MUNDIAL COMO FATOR DECISIVO DE DESENVOLVIMENTO



A segunda guerra mundial tem o envolvimento e ligação direta com a modernização dos serviços e da fisioterapia. Através dessa ligaçãosurgiram uma procurar maior para aqueles que eram chamados de médicos da reabilitação, então com isso os profissionais foram sentindo necessidade de cada vez mais melhorar o resultado do tratamento,focado nesse objetivo foi para que a fisioterapia com recurso terapêutico fosse estudada nas universidades por paramédicos.

Em 1951 foi realizado o primeiro curso técnico em Fisioterapia no Brasil,esse fato ocorreu em São Paulo na USP, com duração de um ano integral, acessível a alunos com formação do 2º grau completo ministrado por médicos. Os primeiros ensinos foram realizados em São Paulo,apesar do Rio de janeiro ter os primeiros desenvolvimentos do curso.

Entidades como a Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD) foram incorporando em seu meio os novos paramédicos, asprimeiras turmas foram que ficavam nas clínicas auxiliando os médicos, que prescreviam os exercícios com e sem carga, as massagens, o uso do calor, da luz, dos banhos e dos rudimentares recursoseletroterápicos disponíveis para a recuperação do paciente.

No Brasil os técnicos em Fisioterapia estudavam para ligar e desligar aparelhos técnicas em massagens tudo sob prescrição, seus ajudantes nãotinham um conhecimento para diagnóstico nem em função do corpo humano, lesões ou patológicas. Para chegar nos dias de hoje a fisioterapia teve que escalar muitos degraus.

Com o crescimento eutilização da fisioterapia no Brasil surgiu uma preocupação e foi ai que ampliaram o curso para os paramédicos. Em 1959, com a fundação do INAR (Instituto Nacional de Reabilitação), o curso da USP foi ampliadopara 2 anos só que mesmo assim ainda não era reconhecido como curso de nível superior. Já em 1964 quando a INAR mudou para IR (Instituto de Reabilitação), surgiram os primeiros cursos superiores...
tracking img