2 Guerra mundial economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante a década em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, a atividade econômica decaiu nas principais nações industriais. Os países tentaram defender suas economias, restringindo asimportações, o que apenas resultou em uma queda no comércio, na produção, no padrão de vida e no aumento do desemprego pelo mundo.
À medida que a Segunda Grande Guerra chegava ao fim, os líderesaliados decidiram tomar medidas para estabilizar as relações financeiras internacionais. Na conferência de Bretton Woods,em dezembro de 1945, 29 países criaram o FMI.
Nessa conferencia,representantes de 45 países concordaram em estabelecer um sistema de cooperação econômica, desenvolvido para evitar a repetição das desastrosas políticas econômicas que contribuíram para a ocorrência daGrande Depressão na década de 30.
O BIRD, conhecido como Banco Mundial, também foi fundado após o encontro em Bretton Woods,sua criação foi primeiramente no intuíto de auxiliar na reconstruçãodos países arrasados pela 2°guerra e em um segundo momento promover o desenvolvimento de países subdesenvolvidos.
O custo da Grande Guerra foi avaliado em cerca de quarenta bilhões de dólares,ou oitenta bilhões de libras. De acordo com os números mostrados pelo Dr. Nicholas Murray Butler em seu relatório de 1934 a Carnegie Foudation, esta soma teria bastado para dar a cada família naAmérica, no Canadá, na Austrália, na Grã Bretanha e Irlanda, na França, na Bélgica, na Alemanha e na Rússia, uma casa de quinhentas libras, duzentas libras em moveis e cem libras em terras. Cadacidade de vinte mil habitantes ou mais em todos os paises mencionados poderia receber uma biblioteca no valor de um milhão de libras e uma universidade no valor de dois milhões. Depois dissoteria sido possível comprar toda a França e toda a Bélgica, ou seja, todas as terras, as casas , as fabricas, as ferrovias, as igrejas, os portos etc., dos dois paises.”

(MARINOFF. p 421-422....
tracking img