2 Aula Semiologia Exame F sico Respirat rio Prof Enedina 06

2848 palavras 12 páginas
Exame Físico do Sistema Respiratório Na semiologia tem sempre uma sequência lógica, a gente segue sempre uma direção, que normalmente é a céfalo­caudal. Não faz sentido começar o exame pelo nariz, depois examinar o estômago, aí voltar para os olhos.

O ideal é que seja feito em um ambiente calmo, silencioso para que se possa tanto fazer a esculta do paciente como a ausculta no paciente. Um fato decorrente do exame físico do tórax é que o paciente deverá remover a parte superior da roupa, inclusive as mulheres. Não se pode fazer uma ausculta com o estetoscópio sobre a roupa. Vale ressaltar, que não há necessidade, também, de deixar o paciente completamente nu, ele expõe somente a região da qual será feito o exame (se o exame for no abdômen, expõe só o abdômen; se o exame for no tórax, expões somente o tórax). O exame do tórax é preferível que seja feito com o paciente na posição sentado. Lógico que vai haver situações de paciente acamados na UTI ou com alguma sequela que impeça sua movimentação e, nesses casos, o médico é que deverá se adaptar a situação do paciente.
Mas sempre que o paciente puder, é preferível que se faça na posição sentada. Ainda sobre localização, é preferível que o médico faça o exame sempre pelo lado direito do paciente, independente dele estar sentado ou deitado, nunca confrontando­o olho no olho, nunca totalmente de frente, de modo que não se esponha a focos de contaminação decorridos do paciente que se queixa de problemas respiratórios.

Apesar do exame físico do Sistema Respiratório ser ensinado didaticamente como o exame da Traqueia, dos Brônquios, dos Pulmões e das Pleuras, na prática deve­se avaliar o paciente com um todo, desde a sua entrada na sala do consultório. Deve­se analisar a

Relacionados