2 AEED MECANICA DOS FLUIDOS

283 palavras 2 páginas
2° AEED – Mecânica dos Fluídos – UNESC
Nome: IRON – 4°
Período Engenharia Civil

O principio da dinâmica dos fluidos, abrande grande parte dos estudos da hidráulica em varias aplicações, como por exemplo:

1- Barragem: que é a estrutura construída transversalmente a um rio com a finalidade de obter a elevação do seu nível da água e/ou de criar um reservatório. Utiliza-se o principio da dinâmica dos fluidos, sobre a ação de fluidos sobre superfícies submersas, e obtenção de dados sobre escoamento da água, como vazões, velocidade e volume, em toda as tubulações na estrutura, são importantes para criação de reservatórios para funcionamento de Hidroelétricas.

2- Bombas: mecanismos que funcionam pela a força centrífuga através de palhetas e impulsores que giram no interior de uma carcaça estanque, jogando o fluido do centro para o contorno do conjunto girante, gerando vácuo que é responsável pelo escoamento do fluido. São importantes também para sistemas de tubulações que elevam a água para um nível mais alto do solo, como exemplo irrigação de culturas. São utilizadas bombas também em embarcações que asseguram a navegabilidade do navio; proporcionam condições sanitárias e de segurança para a tripulação e aos passageiros.

3- Lubrificantes: Sistema que utiliza como principal fluido o óleo, como redutor da aderência e desgaste e retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies, entre peças de um sistema mecânico, como: motores em geral, bombas, e dentre outros.

4- Caldeiras: Recipientes que funcionam pela produção de vapor através do aquecimento da água, que produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.

Relacionados

  • Atrito e lubrificação
    3321 palavras | 14 páginas
  • Produção de Sementes e Mudas Florestais
    119405 palavras | 478 páginas