2 5 e 2 6 TERRA ARMADA E REFOR O COM GEOT XTIL

2966 palavras 12 páginas
São estruturas de contenção flexíveis, constituídas por aterro seleccionado e compactado, elementos lineares de reforço que serão submetidos à tracção e elementos modulares pré-fabricados de revestimento.
Devido à sua alta capacidade de suportar cargas, a Terra Armada é ideal para muros de grande altura, ou que estejam sujeitos a sobrecargas excepcionais. O princípio da tecnologia Terra Armada é a interacção entre o aterro seleccionado e os reforços - armaduras de alta aderência - que, correctamente dimensionados, produzem um maciço integrado no qual as armaduras resistem aos esforços internos de tracção desenvolvidos no seu interior. Estes maciços armados passam a comportar-se como um corpo “coesivo” monolítico, suportando, além do seu peso próprio, as cargas externas para as quais foram projectados.
Os muros de Terra Armada são largamente utilizados em obras rodoviárias, ferroviárias, industriais e em outras aplicações de Engenharia Civil.
RESISTÊNCIA INTERNA: Juntamente com a estabilidade externa do volume armado, confere ao conjunto capacidade de resistir às cargas estáticas e dinâmicas.
FIABILIDADE: A durabilidade dos materiais está bem documentada e é monitorável, permitindo alto grau de fiabilidade.
ADAPTABILIDADE: A tecnologia prevê soluções para casos complexos e muitas vezes, demonstra ser a melhor solução para diversas tipologias de problema.
ASPECTO ESTÉTICO: As diferentes variedades possíveis para os paramentos externos, pode atender às diversas exigências arquitectónicas.

Fundações e Contenções

1. Terra armada
Sistema de contenção utiliza paramento de placas pré-moldadas fixado a tiras metálicas enterradas no maciço compactado.

O sistema de terra armada, também chamado de solo armado, é composto por um maciço contido por placas pré-moldadas de concreto, que funcionam como face da contenção. A pressão do sistema é distribuída em tiras metálicas, presas às placas. Essas tiras, colocadas dentro do solo na medida em que este é compactado durante

Relacionados