2+ 3+ 3+ + 09. Dados os íons v , v , co e cu , é (são) paramagnético (s): 2+ 3+ 3+ a) v , v , co apenas. 2+ 3+ b) v , v apenas. 2+ 3+ + c) v , v e cu apenas. + d) cu apenas. 10. ao colocar água destilada, gotas de

361 palavras 2 páginas
2+ 3+ 3+ +
09. Dados os íons V , V , Co e Cu , é (são) paramagnético (s):

2+ 3+ 3+ A) V , V , Co apenas.

2+ 3+ B) V , V apenas.

2+ 3+ + C) V , V e Cu apenas.

+ D) Cu apenas.

10. Ao colocar água destilada, gotas de solução de fenolftaleína e, em seguida, pedaços de sódio metálico em um recipiente de vidro, pode-se observar uma reação violenta do metal com a água, resultando numa chama na superfície exposta do metal e coloração rósea na solução. A chama e a coloração resultam, respectivamente, da queima de:

A) oxigênio produzido na reação e aumento de pH.

B) hidrogênio produzido na reação e aumento de pH.

C) nitrogênio do ar e aumento de pH.

D) hidrogênio produzido na reação e diminuição de pH.

11. Em relação aos compostos de coordenação, analise as afirmações a seguir, verificando se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

A forma dos complexos dos metais de transição é determinada pela tendência dos pares de ( ) elétrons para ocupar posições tão afastadas quanto possíveis uma das outras.

A repulsão entre os elétrons do metal e dos seis ligantes num complexo octaédrico desdobra ( ) os orbitais d do átomo metálico central nos níveis t e e . 2g g

( ) Os orbitais eg apontam diretamente para os ligantes.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta.

A) F, F e F.

B) F, V e F.

C) V, F e V.

D) V, V e V.

12. Uma fórmula molecular frequentemente não fornece informação suficiente

Relacionados