2.1CASTRO, Amélia D. de; CARVALHO, Anna Maria P. de (Org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. Cengage: Learning, 2001.

12696 palavras 51 páginas
Obra resumida em julho de 2012 pela Pedagoga: Rosani Siqueira- para o CONCURSO DA HELENA ANTIPOFF-

2.1CASTRO, Amélia D. de; CARVALHO, Anna Maria P. de (Org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. Cengage: Learning, 2001.

PARTE 1: REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA
Capítulo 1 – O ensino: objeto da Didática (Amélia Domingues de Castro)
A primeira peculiaridade do processo de ensinar é a intencionalidade. Não corresponde a uma certeza, mas a um esforço. E se refere sempre a quem recebe a comunicação didática. Numa relação interpessoal direta ou em procedimentos de transmissão à distância haverá, forçosamente, alguém a quem se quer ensinar alguma coisa. Observa-se que as crianças descobrem, por meio da interação com o mundo físico e social, uma gama de informações que vão se coordenando no decurso da construção de sua inteligência. Descobrem propriedades dos objetos e características do comportamento humano, inclusive do seu próprio. Têm concepções acerca da natureza e da vida que são sujeitas a modificações, sem que percam sua origem espontânea. Os adultos continuam tendo experiências em todas as áreas do saber, da afetividade, da moral ou da estética que não podem apontar como lhes tendo sido ensinadas, mas que, por vezes, entendem ter sido aprendido.

Ensinante é aquele que assume, em alguma circunstância, a deliberação de ensinar, embora o modelo do executor dessa tarefa seja o professor, termo que assume conotação profissional. A ação de ensinar é sobretudo uma intenção e indica que na maior parte das vezes há um longo caminho entre o propósito e sua realização. Para tanto, entram em cena procedimentos ditos didáticos, visando um encontro entre o ensinar e o aprender.

A função de ensinar ocorre preferencialmente na escola, assume, neste local, seu aspecto formal e as situações didáticas são organizadas, planejadas, deliberadas, escalonadas em etapas e subdivididas conforme as características dos produtos do ensino. De modo

Relacionados