1tcursos

817 palavras 4 páginas
1)Pensar nas relações culturais existentes em nossa sociedade muitas vezes nos deixam perplexos visto que nos deparamos com um emaranhado de fenômeno que nos colocam em xeque: como é possível é possível existir uma enormidade de padrões culturais em uma mesma sociedade? Como sujeitos de grupos distintos podem viver em sociedade, de forma coletiva? E se pensarmos em uma sala de aula: quantos alunos, quantas histórias de vida, quantas experiências... Nesse momento realmente a única certeza que existe é que somos diferentes culturalmente. E saber dessa diferença muitas vezes assusta ou nos faz procurar saber mais sobre ela. (BATTINI, 2009, p.02). Baseado nesse texto assinale a alternativa que corresponde ao papel do professor e da escola nesse contexto:

Alternativas:
a)O professor deve reproduzir os conteúdos presentes no livro didático, sem questionar a realidade do aluno.
b)O professor deve realizar sua prática pedagógica livre e sem direcionamento teórico, pois a imaginação sociológica permite entender a realidade a partir do que eu acho correto.
c)O professor deve realizar sua ação em sala de aula, baseada unicamente no direcionamento da direção, pois os conteúdos pedagógicos devem estar presentes na realidade da escola em que o aluno está inserido, sendo essa realidade única e estável.
d)O professor deve utilizar a imaginação sociológica para realizar uma leitura múltipla da realidade e da escola no qual ele está inserido, pois essa realidade é feita de aspectos econômicos, políticos, culturais que muitas vezes não aparecem diretamente em sala de aula. Alternativa assinalada
e)O professor não deve utilizar a imaginação sociológica, pois os conteúdos a serem trabalhados não permitem a imaginação e sim a memorização.
2)O que é necessário para que exista uma ruptura no processo de trabalho monocultural em nossas escolas:

Alternativas:
a)Políticas públicas que visem discutir a diversidade cultural, independente do trabalho dos professores.
b)Políticas públicas

Relacionados