1ovario

400 palavras 2 páginas
Histologia II | Aula 1 - Página |1

AULA 1 – Sistema Reprodutor Feminino - Ovário
Órgão maciço responsável pela gametogênese (produção de gametas femininos) e secreção hormonal. REVESTIMENTO (externo): Tecido epitelial de revestimento simples cúbico com áreas pavimentosas. É simples, pois há rompimento do tecido todo o mês no dia fértil (é mais fácil de recompor). PARENQUIMA: é o conteúdo funcional dos órgãos. No ovário é representado pelos folículos ovarianos (ovócitos, zona pelúcida e células foliculares).
Zona pelúcida: camada acelular formada por uma grossa camada glicoproteica, é uma forma de proteção para o ovócito. Dura até depois da fecundação.
Células foliculares: conjunto de células que protegem o ovócito e converte hormônios.
ESTROMA: é o tecido conjuntivo de preenchimento (sustentação). Importante nesse órgão pela sua vascularização, que permite a chega e saída de hormônios.
Tecas: tecido conjuntivo organizado que envolve folículo primário multilaminar, folículo secundário e o folículo maduro. Possui uma camada interna (que fica em contato com folículo) e uma externa (que fica em contato com o estroma).
DESENVOLVIMENTO DOS FOLÍCULOS OVARIANOS:
Folículo primordial: formado por ovócito recoberto com células foliculares pavimentosas.
Folículo primário unilaminar: formado por ovócito recoberto por uma camada de células foliculares cubicas.
Folículo primário multilaminar: formado por ovócito recoberto por zona pelúcida (surge no final) e várias camadas de células foliculares cúbicas. Apresenta teca envolvendo o folículo.
Folículo secundário ou folículo em crescimento ou antral: formado por ovócito recoberto por zona pelúcida e por várias camadas de células foliculares cubicas. Apresenta cavidades na camada de células foliculares ocasionadas pela pressão exercida pelo líquido ovariano. Apresenta teca envolvendo o folículo.
Folículo maduro ou folículo de Graaf: formado por ovócito recoberto por zona pelúcida e várias camadas de células foliculares cubicas,

Relacionados