1o Texto Para Discuss O Mercantilismo Ou Livre Com Rcio

1214 palavras 5 páginas
Mercantilismo versus livre comércio - os primórdios por Chi-Yuen Wu, quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A descoberta de novos continentes durante as últimas décadas do século
XV ampliou as fronteiras do comércio internacional e levou a uma alteração em sua natureza e a uma expansão em seu volume. Como resultado da abertura de novas minas de prata nas Américas entre 1540 e
1600, a Europa passou a ser fartamente abastecida por uma abundância de dinheiro metálico, o que facilitou o estabelecimento de uma verdadeira economia baseada em um sistema de preços.
Esta alteração ocorrida no comércio, em conjunto com a ampliação do uso do dinheiro, acelerou o desenvolvimento de um novo espírito de livre iniciativa, pavimentando o caminho para o triunfo das classes mais endinheiradas. Com efeito, tal fenômeno levou a uma grande transição em todo o arranjo econômico: várias economias até então meramente locais se fundiram em uma grande economia nacional; o feudalismo deixou de existir e deu lugar ao capitalismo comercial; um arranjo de comércio comparativamente pequeno abriu espaço para uma época de extenso comércio internacional. Esta mudança na estrutura econômica costuma ser rotulada, pelos historiadores econômicos, de "Revolução Comercial".
No mundo das ideias, esta alteração na estrutura econômica encontrou sua expressão naquilo que é conhecido como "mercantilismo".
Em primeiro lugar, todos os mercantilistas entendiam que o objetivo supremo de toda e qualquer atividade econômica era o benefício do estado. Para eles, os interesses do estado sempre deveriam ter prioridade em relação aos interesses do indivíduo. O propósito de todas as doutrinas mercantilistas é -- e sempre foi -- aumentar o poder econômico do estado. Os interesses do estado de modo algum tinham de estar necessariamente em harmonia com as atividades do indivíduo. Para os mercantilistas, coisas como salários, juros, indústria e comércio deveriam ser regulados de modo a sempre beneficiar o estado. Não tardou

Relacionados

  • Fundamentos De Economia Vasconcellos E Garcia
    100440 palavras | 402 páginas
  • Fundamentos De Economia Vasconcellos E Garcia
    100440 palavras | 402 páginas
  • Fundamentos de Economia Vasconcellos e Garcia
    100440 palavras | 402 páginas
  • Fundamentos De Economia Vasconcellos E Garcia
    100440 palavras | 402 páginas