1ideia de raça

712 palavras 3 páginas
A moderna ideia de raça associa as diferenças morais e culturais com características biológicas, genotípicas e etc., classificando os seres humanos de todo o mundo. Essa é uma das possíveis interpretações para a ideia de raça. Há muito tempo, devido várias influências, a teoria de raça europeia e note americana inferioriza principalmente a raça negra, tendo grande impacto mundial, apesar de não ser a única.
Primeiramente, é importante entente se entender a diferença entre “racismo” e “racialismo”, é a teoria que acredita que que devido algumas características hereditárias, os seres humanos podem ser divididos em algumas pequenas “raças”. Dessa forma, os membros dessas “raças” compartilham características entre si que não podem ser observadas em indivíduos de outras “raças”.
O “racismo”, por sua vez, é o ato de um indivíduo inferiorizar aspectos morais, culturais, físicos e etc. de indivíduos diferentes grupos, partindo do pressuposto de que suas características são superiores às de quem é descriminado. É importante lembrar que o racialismo não é uma doutrina que hierarquiza as diferentes raças, ele apenas as classifica. E se uma raça se considera melhor que outra isso é uma questão de moral na própria cultura.
Outro conceito de raça foi feito por W.E.B. Du Bois na seguinte concepção: É uma vasta família de seres humanos, em geral de sangue e língua comuns, sempre com uma história, tradições e impulsos comuns, que lutam juntos, voluntária e involuntariamente, pela realização de alguns ideais de vida, mais ou menos vividamente concebidos.
Uma ideia muito presente em muitas das raças do planeta, que alguns a consideram um dos pilares de muitas culturas, é a ideia da raça pura. E um pensamento bem simples, porém, que traz consequências muito grande para a sociedade. Ela é a ideia de que é preciso preservar a linhagem sanguínea para que se preservem as características étnicas e biológicas de um povo.
Por causa dessa ideia, muitas culturas hoje em dia têm preconceitos

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas