1e5fdcebdc16df0c75fa6ed5381a749f

7175 palavras 29 páginas
Logística Reversa: destinação final das embalagens vazias

Julho 2014

Logística Reversa: destinação final das embalagens vazias
Sandro Albert Oliveira Falcão – sandro.albert@jaepel.com.br
MBA Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção
Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG
Goiânia, GO, setembro de 2013.
Resumo
Este trabalho que segue visa melhor elucidar sobre o tema Logistica Reversa e a destinação final das embalagens vazias. O objetivo geral do trabalho é apresentar os conceitos da
Logistica Reversa e as Leis vigentes sobre a temática, bem como ilustrar as vantagens da sua adoção pela empresas. Sabe-se que no cenário contemporâneo o ambiente empresarial mostra-se competitivo e a produção está acelerada nos setores industriais, portanto se faz imprescindivel a ponderação consciente dos impactos ambientais gerados. Foi utilizada a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental adotando o caráter explicativo. Na coleta de dados de foram usados descritores como logistica, reversa, embalagens, quimico, compreendendo o periodo dos ultimos quinze anos (1997 a 2012). Chegou-se a conclusão da importância da logística reversa, que assume responsabilidade na logística da produção no que se refere ao destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam.
Palavras chave: Logística, Reversa, Embalagens, Químicos.
1. Introdução
O presente artigo apresenta uma abordagem sobre Logística Reversa – LR explorando o tema da destinação final de embalagens agrotóxicos. O objetivo geral do trabalho é apresentar os conceitos da Logistica Reversa e as Leis vigentes sobre a temática, bem como ilustrar as vantagens da sua adoção pela empresas.
A pesquisa justifica-se quando se sabe que, no cenário global, as empresas sofrem a concorrência do mercado e para serem bem sucedidas estas organizações devem possuir sistemas eficazes de gestão de seus recursos, tecnologia, pessoas e habilidades.
Segundo Krikke (2000), na busca para agregar valor a

Relacionados