1dna trabalho doido

1208 palavras 5 páginas
Colégio SESI Ensino médio

EXTRAÇÃO DO DNA EM CÉLULAS VEGETAIS

BÁRBARA DE OLIVEIRA KOOP

Francisco Beltrão – PR
2015
BÁRBARA DE OLIVEIRA KOOP
EQUIPE FORA DA ZONA DE CONFORTO

EXTRAÇÃO DO DNA EM CÉLULAS VEGETAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Biologia, da oficina Pequenas Ideias, Grandes Negócios do colégio SESI.

Professora

FRANCISCO BELTRÃO – PR
2015
INDÍCE
1) Introdução;
2) Desenvolvimento;
2.1) Nome;
2.2) Objetivo;
2.3) Materiais;
2.4) Procedimento; 3) Resultado; 3.1) Qual é a função do sal? 3.2) O que acontece quando adiciona o detergente? 3.3) Qual é o papel do álcool? 3.4) Por que você não pode ver a dupla hélice? 4) Conclusão; 5) Anexos; 6) Referências.

INTRODUÇÃO

O DNA foi descoberto no início do ano de 1869. O responsável foi Johann Friedrich Miescher, um bioquímico alemão. A descoberta ocorreu por meio da análise do núcleo dos glóbulos brancos retirado do pus de ataduras de ferimentos infeccionados. Durante as pesquisas, foi notada a presença de algo ácido e desconhecido que continha muito fósforo e nitrogênio. Na época, Miescher chamou de nucleía.
No ano de 1889, Richard Altmann, comprovou que a nucléia era um ácido e deu o nome de ácido nucleico. Em 1943, Oswald Avery, junto a sua equipe, fizeram uma experiência, alterando o DNA de uma bactéria não infecciosa que se modificou para infecciosa. Essa mudança comprovou que o DNA é responsável pela formação das características de um ser. Em 1953, James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, que deu-se o nome de ácido desoxirribonucleico (DNA ou ADN). Com tantos estudos o DNA atingiu um nível que já é possível o diagnóstico e a possibilidade de certas doenças, antes mesmo dos primeiros sintomas.
O DNA é a maior macromolécula celular, que tem função de “guardar” nossas informações genéticas, por exemplo, nossas características físicas. Ela é formada por compostos químicos chamados nucleotídeos.

Relacionados