1Avaliação do modelo de gestão da qualidade e projetos de melhoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Ensino Superior COC – Faculdade Interativa COC

Avaliação do Modelo de Gestão da Qualidade e Projetos de Melhoria.

Antonio José Cardoso de oliveira
Andréa Leandra dos Santos Corrêa

Júnior da Costa Pacheco
Rafael Minotti
SilmaraRodrigues de Oliveira

Curso de: Administração

Pólo: Sorocaba

Orientador: Profª Me. Rozângela Nogueira de Moraes

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo aprofundado da FMK – Fundação Melanie Klein de Educação Especial de Sorocaba, com embasamento nos critérios da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, buscando assim o aumento da competitividade por meio da disseminação dosfundamentos da Excelência em Gestão, bem como fornecer um instrumento para o diagnóstico da gestão.
O trabalho foi realizado em três etapas, primeiramente apresentando o perfil da organização, seguido de avaliações das práticas de gestão, e concluindo com planos de melhorias para a instituição.
No Perfil da Organização são descritos: a instituição, o porte da organização, força de trabalho, data deinstituição, principais fornecedores, aspectos relevantes, histórico pela busca da excelência, forma de atuação e organograma.
Na Avaliação do Modelo de Gestão são avaliados os aspectos de liderança, estratégia e planos, relações com clientes, comportamentos perante a sociedade, informações e conhecimentos desempenhados, relações com o critério pessoas, gestão de processos e finalmente osresultados obtidos.
No Plano de Melhoria da Organização prosseguiremos com sugestões de melhorias conforme os Primeiros Passos para Excelência (PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade).
Palavras chaves: Instituição Social, fundamentos da qualidade, processos.



INTRODUÇÃO
No mundo atual, as empresas que querem sobreviver devem criar mecanismos de competitividade, buscando assim, não só a excelência noseu produto final ou serviço, mas também, a excelência em todos os seus processos.
Os critérios de excelência estão sendo adotados por todo tipo de organização (dos setores público, privado ou sem fins lucrativos) com o intuito de auto-avaliação e também para levantamento preciso da sua posição atual.
Este trabalho de conclusão de curso trata-se de um diagnóstico da FMK, tendo como principalobjetivo identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, através do modelo de gestão, o qual tem como base os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
A Fundação Melanie Klein de Educação Especial, ou simplesmente FMK, está situada a Avenida Nove de Julho nº 585 no Jardim Zulmira, na cidade de Sorocaba – SP é portadora do CNPJ nº 04.382.672/0001-60. É umaentidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. Fundada pela doação total do capital da “Melanie Klein Instituto de Educação S/C Ltda.”, cujas ações foram adquiridas e doadas pelos seus instituidores, com o objetivo de promover serviços às pessoas que apresentem qualquer tipo de incapacidade mental, sensorial ou física.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cercade 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência, sendo que 80% destas pessoas estão nos chamados países em desenvolvimento, como o Brasil. Sorocaba possui aproximadamente 604.000 habitantes (estimativa IBGE 2008), cerca de 48.500 (8%) dos habitantes da cidade possuem algum tipo de deficiência (estimativa – Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência).
A Fundação MelanieKlein está localizada na Vila Barão, e atende a 110 alunos a partir dos 06 anos de idade, com deficiência mental e/ou multiplas, encaminhadas em sua maioria pela rede municipal e estadual de ensino.
Grande parte deste alunos residem próximo a Fundação ou em bairros carentes e de periferia, com alto índice de vulnerabilidade social e pertencentes ao nivel sócioeconomico D e E, sendo que em...
tracking img