19943461465

2371 palavras 10 páginas
É uma tendência da maioria dos indivíduos querer afirmar que a sua maneira de ser e de viver é melhor, mais correta. Também é sabido que a sociedade em que vivemos já tem um estereótipo estabelecido. Tudo isso leva a discriminação de um indivíduo que não se enquadra nesse “tipo”. Assim sendo, cada aluno, cada escola tem a sua história, culturas diferenciadas e cada aluno forma uma população com diferentes grupos étnicos. Por tais fatos o principal objetivo do presente trabalho será investigar a história de vida de duas(02) professoras de escola,ambas afro-descendentes e lecionam em escola pública, moradoras da cidade Barra de São Francisco – ES. Pretendemos através deste instrumento de investigação: uma entrevista, investigar e constatar os desafios vividos na escola e na sociedade por essas professoras. Além de analisar como a escola tem aceito o desafio de trabalhar a diversidade cultural com seus alunos.
Sabemos que o nosso país a desigualdade racial é bem real e que tem características específicas. Daí tanto preconceito e discriminação, fazendo que cada vez mais as desigualdades sejam alimentadas. O maior problema da desigualdade é justamente a ausência da igualdade, da falta de respeito entre as pessoas. Por isso tratar sobre o tema: diversidade cultural torna-se imprescindível à medida que a escola desenvolve um papel fundamental, através do ensino, para atender a diversidade cultural de sua clientela, sem exceções.
Ao realizar as entrevistas foi interessante perceber que as duas(02) professoras afirmaram ainda ter no Brasil o “tal preconceito”.Inclusive uma disse: “Apesar de muita coisa ter mudado, ainda existe preconceito em nossa sociedade.Infelizmente os considerados “diferentes e inferiores” sofrem algum tipo de preconceito”. Assim percebemos o grande desafio da escola, trabalhar a diversidade cultural. A escola além de ser um local de formação integral dos indivíduos também é formada por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes

Relacionados