198427260230

296 palavras 2 páginas
Ela estuda a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa, através das reações químicas entre os elementos presentes onde um perde e outro ganha.

A eletroquímica esta intimamente ligada à eletricidade, pois quando necessitamos utilizar aparelhos portáteis obtemos a eletricidade através de processos Eletroquímicos. Há várias ideias sobre o surgimento da eletricidade dois filósofos se destacaram, o Galvani estudou fenômenos elétricos em animais observou que as correntes elétricas causavam contrações em animais mortos quando estes eram colocados em contato com dois metais diferentes, seu trabalho entusiasmou o outro cientista Alessandro Volta que apesar de suas contradições arrebataram a hipótese de três condutores um eletrolítico e dois metálicos, eram estes os únicos metais para originar a corrente elétrica , as ideias destes cientistas por mais tão simples fosse possibilitou descobertas importantes no campo da eletroquímica.
As pilhas ou células eletroquímicas são um grande exemplo, pois há transferência de cargas negativas e positivas que geram um fluxo de elétrons conduzido através de um fio condutor é aproveitando para realizar o trabalho.
Nas pilhas a um fluxo de elétrons com menor potencial de redução para o eletrodo com maior potencial que simbolicamente são os sinais encontrados nos lados da pilha, o sinal positivo (+) a reação ocorre espontaneamente e se for inversa om sinal negativo (-) não espontaneamente.
Todos os processos envolvem reações de oxirredução quando há a transferência de elétrons se perde elétrons para outra espécie ocorre a oxidação, se retira elétrons ocorre a redução que são que são simultâneos.

A retirada dos elétrons provoca oxidação ou agente oxidante, e se a quantidade de elétron for diminuída levando se a redução tem o agente redutor.
Há outros exemplos de aparelhos eletroquímicos como as baterias elas possuem uma grande carga de energia e tem a vantagem de ser recarregada.

Relacionados