1984

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme retrata uma época pós-nuclear num mundo subdividido em três grandes blocos (Eurásia, Lestásia e Oceania, sendo este último o lugar onde se passa ahistória). Há um intenso controle dos cidadãos em todas as esferas da vida, do profissional ao pessoal. O poder caracteriza-se como ditatorial tendo comoditador O Grande Irmão que tem como função declarada, basicamente, à vitória contra o bloco inimigo Eurásia. Smith, W, protagonista do filme e membro da classeprivilegiada do partido externo, trabalha para o Ministério da Verdade no Departamento de Registro, segundo ele, reescrevendo a história (para o Ministério daVerdade, é a retificação de discursos e notícias falsas).
A característica do controle social é ameaça de coerção por meio da polícia do pensamento e suaprincipal forma de coerção é a sanção negativa. Dessa forma, a Oceania possui diversas formas de fiscalização de seu povo por meio de seus órgãos (polícia dopensamento, partido interno e teletela). Existe também a uma forte sanção social imposta pelos cidadãos entre si, portanto, há um constante pensamento de dever efidelidade ao ditador Grande Irmão.
Para recuperar os traidores existe a sanção reparatória de lavagem cerebral, chamado de duplipensamento, a fim de confundirseus valores por meio de tortura e medo como quando Smith é submetido a um aparelho de choque e também quando é colocado em uma sala cheia de ratos (seu maiormedo). O objetivo era “castigar e ressocializar o desviante e mostrar à comunidade a eficácia do sistema de controle social” (SABADELL, 2002, p.172).
tracking img