1984

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1984. O livro se passa em uma época que, para nós, há muito já se foi, mas que na data de sua publicação (1949) ainda se tratava de um futuro longínquo. George Orwell com sua obracriou um futuro distópico para nosso mundo e, como quase todo livro desse tema, retrata uma possibilidade de futuro que pode não estar tão longe de se tornar realidade.

Oprotagonista, Winston é um homem silenciosamente revoltado com as condições políticas de seu país. No decorrer da história seu ódio pelo Partido vai se aflorando, de forma que fiquecada vez mais difícil esconder suas verdadeiras opiniões a respeito de toda a situação.

O clássico de Orwell retrata um mundo onde praticamente não existe liberdade. Cadamovimento é vigiado pelas Teletelas, que são espécies de televisão que não só podem transmitir como também recolhem imagens do que estiver à sua frente.

O Partido, ou, O Grande Irmãocontrolam tudo. E Winston percebe que não importa o que faça, o Partido tem suas formas de descobrir a verdade. Winston não pode escapar do Partido, mas não consegue entender asmotivações da forma do mesmo agir.

O livro traz uma grande reflexão sobre as motivações da guerra, sobre as formas do governo impor controle à população e sobre como a mentehumana pode ser influenciável pela mídia.

1984 traz uma excelente mensagem do que nós não queremos nos tornar, e do quão perigoso um regime totalitarista pode vir à ser. Temosexemplos em nosso mundo de governantes como Hitler, Stalin e Mussolini que não economizaram em tirania e mostraram à todo o mundo como o poder concentrado nas mãos das pessoas erradaspodem ser devastadores à população. George Orwell com seu livro fez uma crítica clara à esses tipos de governantes, alguns dos quais certamente foram inspiração para sua obra.
tracking img