197503210272

338 palavras 2 páginas
Estudo dirigido sociologia- Marx

1. Qual é: O contexto histórico e social analisado por Karl Marx? O seu foco de análise? Como ele vê as relações entre o indivíduo e a sociedade?
2. Qual é a critério de pertencimento a uma determinada classe social segundo Marx?
3. Quais são as novas classes sociais surgidas com o capitalismo segundo Marx?
4. Como se dá a interação entre essas duas classes?
5. Por que se pode dizer que para Marx todo fenômeno cultural ou social é efêmero?
6. Por que se pode afirmar que para Marx “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência.”?
7. Determine quais do itens abaixo pertencem a Estrutura e quais pertence a Superestrutura segundo a visão de Marx?
a) Crenças, pensamento, Modos de produção; Relações materiais; Relações homem/natureza; Conhecimento ciêntífico e filosófico; consciência, ideias, concepções religiosas; Normas jurídicas; Relações de produção; Economia.
8. Tendo em conta a visão de Karl Marx é correto afirmar que as desigualdades sociais são naturais? Ou ainda, que são causadas pela diferença no acúmulo de riquezas?
9. O valor que o trabalhador recebe pelo trabalho é igual ao que ele pode produzir nas horas trabalhadas?
10. O trabalhador não se vê no produto de seu trabalho e percebe as relações desiguais entre ele e o proprietário dos meios de produção como relações iguais. A que conceito refere-se tal afirmação? Explique.
11. A partir da figura abaixo e da citação abaixo explique o que Marx entende por mais-valia.

O trabalhador é tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais cresce sua produção em potência e em volume. O trabalhador converte-se numa mercadoria tanto mais barata quanto mais mercadorias produz. A desvalorização do mundo humano cresce na razão direta da valorização do mundo das coisas. O trabalho não apenas produz mercadorias, produz também a si mesmo e ao operário como mercadoria, e justamente na proporção em

Relacionados