197486700230

1010 palavras 5 páginas
Métodos Físicos em Farmácia
Sistema de Unidades - Representação de uma medida física e de um conjunto de medidas.

1

Na física, ocorre o estudo de fenômenos por intermédio de modelos na busca de estabelecimentos de uma Lei Física. Grandeza física é tudo o que tem a possibilidade de ser medido e associado a um valor numérico e unidade. Medir uma grandeza é compará-la com outra de mesma espécie que arbitrariamente foi considerada padrão. São exceções, as grandezas físicas que são quociente de outras grandezas e por isso apresentam apenas o valor numérico, sendo admensionais.
Ex: indice de refração e coeficiente de atrito. (SCRIDB). Para melhor conhecer as grandezas que interferem num fenômeno, a Física recorre a medidas (INFOESCOLA). Mas, antes de ir adiante, vamos classificar as grandezas (SCRIBD):


Escalares - definidas apenas por uma quantidade. Somente algebricamente.



Vetoriais - bem definidas por um vetor (componente geométrico com módulo, direção e sentido. Exemplo: Velocidade, força.



Fundamentais – São conceitos primitivos: Comprimento, massa, tempo.



Derivadas – As demais (definidas a partir das fundamentais: Velocidade, trabalho, força, resistência elétrica.

Por muito tempo, o mundo usou medidas imprecisas, como aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado. Isso acabou gerando muitos problemas, principalmente no comércio, devido à falta de um padrão para determinar quantidades de produtos (PORTAL
CHAPECÓ).
Para resolver o problema, o Governo Republicano Francês, em 1789, pediu à Academia de
Ciências da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural". Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal. Este sistema adotou, inicialmente, três unidades básicas de medida: o metro, o litro e o quilograma (PORTAL CHAPECÓ). .
O sistema métrico decimal acabou sendo substituído pelo Sistema Internacional de Unidades
(SI), mais complexo e sofisticado. No Brasil, o SI foi

Relacionados