194220320205

1144 palavras 5 páginas
Democracia e Cidadania
Neste texto tentarei colocar o mais claro possível o significado de democracia e cidadania a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, conhecimentos adquiridos através da leitura dos textos: Brasileiro cidadão de José Murilo de Carvalho, Cidadania, Classe social e Status de T.H. Marshall e Liberalismo e Democracia de Norberto Bobbio.
Portanto começo fazendo uma pergunta, o que seria a democracia? Democracia e uma forma de governo em que a população do país pode participar da vida politica deste governo, através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro da democracia as pessoas tem liberdade de expressar suas opiniões e fazerem manifestações para defesa da mesma. No Brasil esta democracia principalmente na parte do envolvimento da população na vida politica, está em pleno funcionamento, onde existem eleições razoavelmente honestas como pontuou Murilo de Carvalho, entretanto permanece um sentimento de insegurança quanto à questão do nosso futuro politico, uma sensação que a nossa democracia ainda não é eficaz para resolver os problemas básicos da nossa população.
No texto de José Murilo de Carvalho, ele explica os direitos civis e políticos e nos mostra a diferença da construção desses direitos na Europa e aqui no Brasil , segundo o estudo histórico de T.H. Marshall, o que ele aponta com uma das razões para a nossa democracia ser o que ela é nos dia de hoje. Então Murilo nos diz que o direito político é o direito de voto, o direito de se candidatar e fazer organizações políticas, já o direito civil seria a igualdade perante a lei, a liberdade de pensamento de religião, preservação da honra e da privacidade etc.. Marshall nos conta que na Inglaterra esses direitos surgiram sequentemente, em primeiro lugar vieram os direitos civis depois foram reivindicados os direitos políticos, conquistados os direitos políticos com a participação da população inglesa no poder, eles implantaram os direitos sociais, proteção à saúde do

Relacionados