1942

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Fatos e consequências de 1942
Em 11 de março de 1942, Getúlio Vargas decretou o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos no Brasil, grupos deespiões nazistas foram descobertos e detidos no Rio de Janeiro. Até mesmo um avião bimotor B-25 da recém-criada FAB – Força Aérea Brasileira, operando a partir de Fortaleza, atacou umsubmarino do Eixo.
Em julho de 1942 a Wehrmacht lançou uma nova ofensiva, conquistou a Criméia, chegou ao Cáucaso (região petrolífera) e ao Volga (minas de carvão e ferro abundantes).
Mas oprincipal sinal que a entrada do Brasil na guerra estava próxima era o fato que até o final do mês de julho de 1942, nada menos que 14 navios da frota mercante nacional haviam sido atacados eafundados pelos nazistas, com a morte de 136 pessoas.
De 25 de agosto de 1942 a 2 de fevereiro de 1943, os alemães ocupantes (depois da ofensiva sobre a Cáucaso) sofreram um duro cerco dossoviéticos, perante o qual capitulam, deixando um rasto de cerca de 300 000 soldados seus mortos.
A 23 de outubro de 1942 o general Montgomery iniciou uma contra ofensiva britânica no Egito,perseguindo as forças italianas e germânicas que se refugiaram na Tunísia
Em novembro, as tropas anglo-americanos desembarcaram no Norte de África francês, de onde partiu o ataque de Itália. Nofinal de 1942, o Exército Vermelho lançou uma operação ofensiva no Volga, onde as forças germânicas comandadas por Von Paul us resistiram até ao limite das suas forças, vindo a capitular a 2de fevereiro de 1943.
Em novembro de 1942, o exército soviético, comandado pelo general Chikov iniciaria a ofensiva de retomada da cidade, que sofria com a violência indiscriminada da guerra,que não poupava nem mesmo os civis, alvos da violência das armas e do corte de abastecimento de alimentos, que com a chegada do inverno, tornavam-se indispensáveis como nunca.
tracking img